Revendo os arquivos dos primórdios da era "Távola Redonda" achei a foto que transmite o sentimento de "ao infinito e alééém!" que os jovens recrutas tinham em seu íntimo.
Eis o motivo do post:
Da direita para esquerda:
Leonardo(com. eleitoral); George; Maikon; Palloma; Eu(lá atrás com cara de safado); Carlson(idem); O Exmo. Sr. Reitor Ailton Ribeiro; Leumas(in memoriam); A sra. Diretora em exercício Izabel; Wallysson(lá atrás de Laís); Laís; Samara;Pedro(com. eleitoral); Luna; Bruninho(in memoriam); Mateus(zinho p/ os íntimos).
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Sobre Nordeste
Olhem só, raramente leio os emails mandados por remetentes desconhecidos, contudo hoje cedo recebi um que só com o titulo me deixou azeda, tinha lá as seguintes palavras "CALEM A BOCA NORDESTINOS!", inicialmente pensei em não lê-lo pois minhas úlceras não agüentariam mais um espetáculo de preconceito contra o povo do nordeste, porém minha curiosidade quase sempre me trai e me atraiu para o texto que divulgo agora :
Calem a boca nordestinos!
A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra... outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos "amigos" Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura...
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia...
Ah! Nordestinos...
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário... coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso... mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!
José Barbosa Junior, na madrugada de 03 de novembro de 2010.
Feliz por me deparar com um texto tão bem escrito, divulgo-o porque acredito que a internet e os meios de comunicação possuem finalidade maior do que difundir a ignorância como o que tem ocorrido quase que diariamente nos "twitters", "faceboks" e "orkuts" da vida: . Poderia xingar de diversas formar essa " futura advogada" expressando toda minha repulsa ,todavia não o farei. Deixo aqui essas informações para que mastiguem, saboreiem e reflitam , afinal a falta de informação alimenta a ignorância.
lloma carvalho
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
REUNIÃO COM OS CAPITÃES DOS TIMES INSCRITOS NO "É DO GRÊMIO"
REUNIÃO COM OS CAPITÃES DOS TIMES INSCRITOS NO "É DO GRÊMIO"
DATA:19/11/2010 (sexta-feira)
HORÁRIO:15:30
Local: Mini-Auditório 1
PAUTAS:
DATA:19/11/2010 (sexta-feira)
HORÁRIO:15:30
Local: Mini-Auditório 1
PAUTAS:
- DATA E HORÁRIOS DOS JOGOS
- SORTEIO DAS CHAVES
- ENTRE OUTROS
Assembléia Geral dos Líderes de Turma
Assembléia Geral dos Líderes de Turma
Data: 18/11/2010 (Quinta-feira)
Horário: 15h30min
Local: Mini-Auditório 1
Pautas:
Data: 18/11/2010 (Quinta-feira)
Horário: 15h30min
Local: Mini-Auditório 1
Pautas:
- Segurança Interna;
- Ponto Mais Aracaju;
- Projetos;
- Estatutos;
- O que ja foi feito.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Cobertura da Semana de Arte e Cultura - Entrevista 3
Nossa terceira entrevista é com o pessoal do terceiro ano de serviços hoteleiros:
Nome da Apresentação: TELEPHONE
Turma Participante: 3°ISHM
Professor Responsável: Denise
Data de Apresentação: 10/11 às 15h10min
Obs: DATA 10/11 às 15h10min
Nome da Apresentação: TELEPHONE
Turma Participante: 3°ISHM
Professor Responsável: Denise
Data de Apresentação: 10/11 às 15h10min
Obs: DATA 10/11 às 15h10min
Nós entrevistamos, de uma forma mais informal, a turma do 3° ISHM que que este ano apresenta "TELEPHONE", um musical que vai de assassinatos a coreografias provocantes.
Quando perguntados sobre a idéia de fazer um espetáculo assim a resposta do diretor foi, no mínimo, inusitada:
-Há alguns meses, a turma teve vontade de fazer algo diferente na semana de arte e cultura pois, nos anos anteriores fizemos apresentações baseadas em romances, pra ganhar pontos em português, então, esse ano, resolvemos criar uma apresentação onde nós nos divertissemos. Todos participaram dando ideias, dando vida ao enrredo e eu tratei de escrever o roteiro, é claro que ele foi sendo modificado mas, estamos acreditando no sucesso da apresentação.(Rodrigo Carregosa - Diretor)
Sabendo que a lady Gaga, um dos personagens principais da peça e deixará o público eufórico perguntamos tambem: Como é pra você(William) incorporar este ser mítico, que é a Lady Gaga, e pra você(Café) ser o Alejandro que compartilha de momentos sensuais e provocantes com ele. É difícil interpretar personagens do sexo oposto?
-Para mim é bastante especial, sou um grande admidirador da Gaga e do seu trabalho magnífico, adoro suas roupas, sua dança e toda sua história, principalmente o estilo esquizofrênico dela. Espero que a expectativa do público eufórico se concretize!
Em relação a fazer um personagem do sexo oposto, eu considero um desafio, nunca me imaginei no palco e muito menos como uma mulher, devo admitir que estou ancioso, mas ao mesmo tempo seguro. O que fez o personagem ficar mais fácil foi levar para o lado da "VIADAGEM"(risos), ou seja, não fazer uma mulher e sim um transexual, acho que assim fica mais fácil e engraçado(William Barreto - Lady Gaga).
-Em relação ao momento sensual é meio tenso porque o povo fica gritando e falando coisa, já fazer um personagem do sexo oposto é mais tranquilo porque não tem como ser mais feminina que a Gaga, interpretada por Will(Café - Alejandro).
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Cobertura da Semana de Arte e Cultura - Entrevista 2
Nossa segunda entrevista é com o pessoal do segundo ano de Química:
Nome da Apresentação: Uma breve história da música
Turma Participante: 2º IQUI-M com alunos do 1ºIQUI-M 2º IELT-M e 1º IINF-M
Professor Responsável: Maria Helena
Data de Apresentação: 11/11 às 16h10min
Nome da Apresentação: Uma breve história da música
Turma Participante: 2º IQUI-M com alunos do 1ºIQUI-M 2º IELT-M e 1º IINF-M
Professor Responsável: Maria Helena
Data de Apresentação: 11/11 às 16h10min
Blog da Távola - O que motivou-lhes a apresentar-se na Semana de Arte e Cultura?
Além de que irá valer parte da nota do 4º bimestre de língua portuguesa, de certa forma, é uma forma de unir a turma, divertir-se e desestressar, depois de tanto tempo de estudo.
Blog da Távola - De que se trata a apresentação de vocês?
Relembrar os sucessos dançantes que marcaram as décadas desde os anos 60 aos dias de hoje.
Blog da Távola - Como foram os preparativos para essa apresentação?
Divertidos, com inúmeras repetições de músicas e coreografias, o que acabava sendo desgastante e estressante, seguidos de dores no corpo.
Blog da Távola - Existe algum tipo de mensagem que vocês queiram mandar para o público através dessa apresentação?
Que a música com ligação a dança é uma arte que sempre acompanhou o homem e que, durante todas essas décadas, foi um retrato da sociedade e de seus pensamentos e costumes, sofrendo mudanças ao passar do tempo.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Cobertura da Semana de Arte e Cultura 2010
Galera,
Iremos começar a cobertura da Semana de Arte e Cultura 2010 e para isso postaremos nesse blog algumas entrevistas sobre as apresentações, portanto você irá para o auditório Pedro Braz nos dias 10 e 11 de Novembro preparado, sabendo o que poderá esperar. Nossa primeira entrevista está logo abaixo:
Nome da Apresentação: A informática entra na dança
Turma Participante: 2° Infomática
Professor Responsável: Oswaldo Andrade
Data de Apresentação: 09/11/2010 - 9h
Iremos começar a cobertura da Semana de Arte e Cultura 2010 e para isso postaremos nesse blog algumas entrevistas sobre as apresentações, portanto você irá para o auditório Pedro Braz nos dias 10 e 11 de Novembro preparado, sabendo o que poderá esperar. Nossa primeira entrevista está logo abaixo:
Nome da Apresentação: A informática entra na dança
Turma Participante: 2° Infomática
Professor Responsável: Oswaldo Andrade
Data de Apresentação: 09/11/2010 - 9h
Blog da Távola: O que motivou-lhes a apresentar-se na Semana de Arte e Cultura?
2ºINF - O professor forçou, queriamos dançar, mas não ensaiar durante tanto tempo assim. Muitos dançaram apenas por causa da nota.
Blog da Távola: De que se trata a apresentação de vocês?
2ºINF - De dança (ou de controle populacional), iremos dançar funk, é o tchan e muito mais.
Blog da Távola: Como foram os preparativos para essa apresentação?
2ºINF - Estressante e divertido ao mesmo tempo.
Blog da Távola: Existe algum tipo de mensagem que vocês queiram mandar para o público através dessas danças?
2ºINF - Que as pessoas não sitam vergonha de dançar, nem de aceitar o seu eu e as suas dificuldades, mesmo que elas sejam impostas pelo professor.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Horários da Apresentação da Semana de Arte e Cultura
Dia 09/11 - Manhã
Hora - Apresentação
9h - A informática entra na dança
9h30min - Documentário "Bulling"
10h - Documentário" A África da copa
10h30min - Teatro Evangélico-Nova Vida
11h - Ritmos no Brasil
Dia 09/11 - Tarde
Hora - Apresentação
15h - Tô passado
15h30min - Documentário: A evolução tecnológica do homem desumaniza o próprio homem
16h - Paulometa Erameu e Jubileta
16h50min - Balet
17h - Daça do Ventre
17h40 - Documentário: Sexo, Drogas e Rock and Roll 2
Dia 09/11 - Noite
Hora - Apresentação
19h - Grupo de Dança
19h30min - Companhia "I dance"
19h45min - A arte poética
20h - Led Poi
20h25min - Wayk Up
20h - Led Poi
20h25min - Wayk Up
Dia 10/11 - Tarde no Curral
Hora - Apresentação
16h - Sarau Poético (Professores e Alunos)
17h - Banda Casaca de Couro
17h - Banda Casaca de Couro
Dia 11/11 - Manhã
Hora - Apresentação
9h - Equilibrium a essência do barroco
9h30min - Documentário: Amor e Sexo
10h - Peça "Telephone"
10h30min - Academia Quallity Ballet Telephone
11h - Revolution
11h30min - Na levada
9h - Equilibrium a essência do barroco
9h30min - Documentário: Amor e Sexo
10h - Peça "Telephone"
10h30min - Academia Quallity Ballet Telephone
11h - Revolution
11h30min - Na levada
Dia 11/11 - Tarde
Hora - Apresentação
14h - Documentário: Sexo, Drogas e Rock'n roll 2
14h40min - Grupo Parla Cênico Espetáculo Alma Africana
15h40min - Grupo de Samba
16h10min - A história da Música
16h50min - Praça São Francisco Patrimônio histórico da humanidade
17h50min - Apresentação Instrumental
14h - Documentário: Sexo, Drogas e Rock'n roll 2
14h40min - Grupo Parla Cênico Espetáculo Alma Africana
15h40min - Grupo de Samba
16h10min - A história da Música
16h50min - Praça São Francisco Patrimônio histórico da humanidade
17h50min - Apresentação Instrumental
OBS.: É importante salientar que esses horários estão sujeitos a mudança. E para maiores informações procurem Maikon Alves, Coordenador de Políticas Estudantis do Grêmio Estudantil 28 de Março, Gestão Távola Redonda.
Assinar:
Postagens (Atom)